Manutenção Boiler

Neste artigo, explicamos como manter seu painel solar e boiler. De forma genérica, pode ser aplicado a outros painéis solares, já que a teoria é semelhante entre diferentes marcas de boiler.

A manutenção é necessária para estender a vida útil do boiler. Nossos equipamentos livres de manutenção podem ter vida útil de 10 anos ou mais, mas com manutenção adequada, a vida útil pode ultrapassar 25 anos. Isso é específico para equipamentos Termic, uma vez que outras marcas têm vidas úteis diferentes.

kit de manutenção termossifão termico
kit de manutenção termossifão termico

O requisito de manutenção é determinado por alguns fatores, tais como:

Qualidade do equipamento: quanto melhor for a qualidade do equipamento, menor será a necessidade de manutenção.

Qualidade da água: quanto melhor for a qualidade da água, menor será a necessidade de manutenção.

Uso: quanto maior o uso, maior a necessidade de manutenção.

Antes de entrar no passo a passo, existem alguns elementos do sistema solar térmico que você deve conhecer para que possamos continuar explicando o processo de manutenção. Abaixo está uma galeria com fotos de cada parte do sistema para sua referência.

VÁLVULA DE MISTURA TERMOSTÁTICA: Localizada na saída do tanque do acumulador, ela mistura água fria com água quente para fornecer água a uma temperatura de consumo segura. Essa válvula se move toda vez que a temperatura de entrada da válvula muda e, portanto, para funcionar bem, ela precisa ter esse movimento. Como a válvula misturadora é a válvula que recebe toda a água quente do tanque, ela pode tender a calcificar, ou encher de cálcio, como acontece nas chaleiras, e isso dificulta que você tenha o movimento que a permite funcionar bem e, portanto, regular a temperatura de saída da válvula. Se você notar que a água em seu sistema solar não está mais quente como antes, a válvula misturadora provavelmente está calcificada.

CAPA DE INSCRIÇÃO À VISTA:

Nesta cobertura está o acesso ao interior do tanque, onde está localizado o ânodo de sacrifício de magnésio.

TAMPA DE REGISTRO INTERIOR: É necessário abrir esta tampa para manutenção.

ANODO DE SACRIFÍCIO: É uma haste de magnésio ou ânodo

magnésio, ou ânodo de sacrifício, usado para eliminar as correntes galvânicas que oxidam a lagoa. Esse ânodo é a peça-chave para que o lago dure 25 anos, como as barras de magnésio sob um barco, o ânodo “oxida” antes do lago, atrai a corrosão e, portanto, diminui de tamanho com o passar dos meses. Se a barra acabar, o tanque fica sem proteção contra correntes galvânicas e começa a corroer o tanque, tirando sua vida útil. O ânodo de sacrifício é muito barato, na Termic você pode encontrar esse substituto.

REFRATÔMETRO ÓPTICO: É necessário verificar a proporção de propilenoglicol do sistema, com um refratômetro óptico podemos ver o que é essa proteção e ajustar os níveis do circuito fechado.

ANTICONGELANTE (PROPILENO GLICOL): Este líquido é colocado em circuito fechado, no painel e no tanque-em-tanque do tanque de armazenamento para proteger o sistema solar do congelamento. É importante que seja propileno e não etilenoglicol, uma vez que o propileno é de qualidade alimentar e o etileno é tóxico se ingerido. O etilenoglicol é usado como anticongelante automotivo e o propilenoglicol na fabricação de remédios, são dois álcoois que baixam o ponto de congelamento da água, mas para nosso uso (sistemas solares térmicos) é necessário ser propilenoglicol.

Etapas de manutenção A manutenção do kit termossifão deve ser realizada de manhã cedo ou em dia nublado para evitar queimaduras.

1.- Preparação de manutenção

* observação: todos os cuidados de segurança para trabalhos em altura devem ser sempre tomados, como o uso de cordas salva-vidas, cintos de segurança, entre outros.

  1. COVER PANEL com sorte no dia anterior, ou faça a manutenção durante um dia muito nublado.
  2. Corte a água e a eletricidade (se o kit tiver resistência elétrica).
  3. Abra a tampa superior do circuito primário.
  4. Desaparafuse e remova a tampa do poço (1).
  5. Desaparafuse 8 porcas para remover a tampa da câmara de visita (2). Esvazie o tanque de água sanitária.

2.- Revisão do ânodo de sacrifício

Verifique, limpe (concha) e meça o ânodo de sacrifício com a tampa do bueiro (2). Quando novo, mede 20 milímetros de diâmetro. O ânodo deve ser trocado quando mede menos de 12 milímetros. O ânodo é desparafusado da tampa do poço por meio de um fio M8 preso ao ânodo.

3.- Revisão e descalcificação da resistência elétrica (se houver)

Se houver resistência elétrica no equipamento, se ele estiver coberto com cálcio (o cálcio é um isolante natural, não permite a transferência de calor da resistência), a resistência deve ser removida e descalcificada com Kalklöser P

Para descalcificar:

  1. Aqueça a água até ficar morna
  2. Misture 1 parte de Kalklöser P com 10 partes de água (solução 1/10)
  3. Imerja a resistência na solução até completamente descalcificada (bolhas devem se formar a partir da reação entre o cálcio e a solução de Kalklöser P

* Kalklöser P é um produto com ácido grau 1 (o mais ácido possível) que remove o cálcio preso aos metais.

Nota: qualquer produto químico anti-calcário para produtos de aquecimento funciona tão bem como Kalkloser P

4.- Revisão da lagoa

Verifique e limpe o interior do tanque; de lama, cálcio e acúmulos de sujeira.

5.- Verificar o anticongelante

Remova o tanque de expansão (modelos antigos com tanque de expansão externo), verifique o nível e a proporção de anticongelante (propilenoglicol).

  1. Os 11,5 litros de líquido no circuito primário devem ter no mínimo 25% de anticongelante, a quantidade exata varia conforme o projeto, consulte a documentação técnica do projeto ou entre em contato com a Termic para mais informações.
  2. Os níveis de anticongelante são verificados com um refratômetro anticongelante ótico.
  3. Encha com anticongelante de acordo com a proporção necessária.

5.- Válvula de mistura

Remova a válvula de mistura, verifique e limpe com solução descalcificante Kalklöser P 1/10.

6.- Painel de vidro

Limpe o vidro do painel com água. Devem ser limpos enquanto está frio para que não ocorra choque térmico.

7.- Válvulas e chaves

Abra (opere) e feche as válvulas e torneiras para verificar seu funcionamento.

8.- Revisão da estrutura

  1. Verifique a estrutura quanto a peças soltas ou enferrujadas.
  2. Qualquer parte que estiver enferrujada deve ser pintada com anticorrosivo.
  3. Aperte todos os parafusos e porcas.

9.- Fim da manutenção

Instale todas as peças em seus lugares originais, certifique-se de que não haja vazamentos através de um teste de pressão.

Para manutenção conte com a AQUECEDORES RJ .

Para outras manutenções de eletrodoméstico, conte com a LOKAL RJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *