Aquecedor elétrico de água ou aquecedor a gás?

Se você se pergunta qual desses dois aparelhos é mais recomendado para o aquecimento de água, a resposta é muito simples: depende do uso que você vai dar a ele. E são duas opções diferentes com características também muito diferentes.

Em termos gerais, um aquecedor elétrico de média capacidade é mais aconselhável para residências com duas ou três pessoas cujo consumo de água não é muito alto e para segundas residências (onde não será usada com tanta frequência), enquanto o aquecedor a gás É a opção mais adequada para residências com maior número de pessoas.

Mas vamos analisar cada um deles para que você tenha uma ideia mais precisa de como funcionam e quais são suas vantagens:

BOILER ELÉTRICO

É um tanque com uma capacidade que pode ir de 50 a 2000 litros.

Seu funcionamento é muito simples: a água é aquecida por uma resistência elétrica que fica dentro do tanque. Quando a água atinge uma determinada temperatura, a resistência é desligada e o material isolante da garrafa térmica é responsável por manter a temperatura da água. Conforme a água quente é utilizada, a água fria entra no tanque e a resistência é reativada.

Veja também: REPAROS DE AQUECEDOR

O aquecedor elétrico de água oferece grandes vantagens:

A água sai quente imediatamente, assim que abre a torneira e a uma temperatura constante.
Não precisa de um fluxo mínimo de água para funcionar.
É mais fácil de instalar, pois não requer a instalação de um cilindro de gás ou butano.
No entanto, deve-se levar em consideração que, uma vez terminada a água quente armazenada, leva algum tempo para reaquecer a água fria que está entrando no tanque. Portanto, se várias pessoas tomarem banho seguidas na casa, a água quente não será suficiente para todas e elas terão que esperar um pouco até que a água seja aquecida novamente.

Outra desvantagem é que a eletricidade é mais cara do que o gás, embora existam atualmente modelos com funções de economia de energia.

Veja também: Manutenção de Geladeira

AQUECEDOR A GÁS

Assim como o aquecedor elétrico de água, seu funcionamento é muito simples: ao abrir a torneira, a água sobe e passa por uma série de queimadores que são responsáveis ​​por aquecê-la. Com esse sistema, a água é aquecida apenas na hora do uso.

As vantagens do aquecedor a gás também são importantes:

Permite água quente ilimitada.
Como o gás é mais barato que a eletricidade, há uma economia maior.
É claro que, neste caso, a água não sai quente assim que você abre a torneira. É preciso esperar um pouco e a temperatura pode variar.

Além disso, é necessária uma vazão mínima de água para o seu arranque e requer uma instalação de gás, bem como um maior número de revisões justamente por este motivo.

Veja também: Manutenção Preventiva de Ar Condicionado

Está mais claro agora?

Se você acha que o aquecedor elétrico de água é a solução mais adequada, confira os diferentes modelos de aquecedores elétricos que a AQUECEDORES RJ oferece.

Para manutenção da linha Branca. Conheça o trabalho da LOKAL RJ.

Uma resposta para “Aquecedor elétrico de água ou aquecedor a gás?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *